quarta-feira, 20 de outubro de 2010

FALA QUE EU TE ESCUTO MAS ME ESCUTA PRA EU FALAR!

Gente, o que que é falar com alguém que está olhando para o outro lado???
Eu tenho uma listinha de pessoas com as quais já desisti de desenvolver um assunto ou expor minhas opiniões. A pessoa fala comigo e quando chega a minha vez de falar ela começa a olhar para o lado e de repente, me atropela, continuando o assunto, como que não percebendo que eu estava falando.
E tem pior. Existem pessoas que já me deixaram falando sozinha no meio de uma frase. Eu estou falando, a pessoa começa a perder o foco e de repente fala com outra pessoa. Me deixa com cara de idiota.
Eu, quando já sei que a pessoa é assim, respondo tudo com frases bem curtas, pra não dar tempo de ser deixada no vácuo. E não começo assunto nunca!
O povo "famoso" e  pessoas com altos cargos de chefia têm tendencia a agir assim. Eles "não têm tempo" para ficar conversando com a gente. Eles têm muita coisa para fazer e pensar. "Eles são muito importantes".
Olha o egoísmo aí de novo genteeeee.
Sei que pode ser sem querer. Muita gente faz isso às vezes sem querer, inclusive eu. Há  momentos em que alguém está falando comigo e eu me pego pensando em outra coisa. Felizmente eu percebo a tempo de recuperar a atenção e considerar respeitosamente meu colega.
Mesmo o olhar nos olhos ao conversar, que os tímidos têm dificuldade, faz tanta falta...
É legal ter uma certa preocupação em mostrar à outra pessoa o seu interesse. Não seria muito egoísmo só prestar atenção nas vezes em que o assunto está incrivelmente bom?
E quem disse que o seu assunto está sempre muito interessante?
A gente não escuta o outro só por entretenimento próprio.
Aqui, aquelas velhas conhecidas frases:"Fale menos, escute mais." e "Não faça para os outros o que não gostaria que fizessem com você" caem muito bem.

Você não vai perder seu tempo. Escute a história que a senhora simpática conta a você na fila do mercado. Sorria, faça alguma pergunta. Porque quando você estiver velho, ou vai conversar nas filas, ou vai ser daqueles ranzinzas chatos. Pode crer. E esse seu perfil já se manifesta agora, só você não vê!

5 comentários:

  1. Sobre a senhora simpática no mercado, ocorreu comigo ontem. Porém ela veio com uma história muito dramática, triste mesmo. Graças a Deus chegou um repositor do mercado pedindo licença aí dei um jeito de fugir... Sei que elas gostam de conversar, dou atenção a elas, mas não precisa contar drama para a gente chorar... rsrs

    ResponderExcluir
  2. falo e disse tati!!!!!!!!!!
    legal essa iniciativaa, sao ações automaticas q fazemos por ai, muitas vezes sem maldade, mas a continuamos simplesmente por não nos tocar, acho q textos como esses servem para issso. dar um tapa na cara de quem faz isso e tentar melhorar o detalhe q for para melhroar a convivencia com tanta gnte inconstante nesse mundo mais inconstante ainda!!!!!
    não eh questao de politica e sim de educação!!!!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler algo que condiz com seu texto ...o texto falava sobre como ser lider...e trouxe a seguinte frase: “Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de ESCUTATÓRIA. Todo mundo quer aprender a FALAR. Ninguém quer aprender a OUVIR”. Como líder, é necessário que você aprenda a OUVIR para que possa ser OUVIDO. =) BJSSSS GATA MULHER

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati..super legal seu comentário...Sempre achei importante escutar as pessoas,isso tb é um exercício de paciência..E quer saber já escutei histórias incríveis dessas "senhoras simpáticas" e "senhores" tb...A vida é corrida pra todos, uns minutinhos a mais para dar ouvido pra alguém certamente não será tempo perdido,pelo contrário, já conquistei muitos amigos assim e principalmente clientes no meu negócio, ou seja quem age assim no fundo é ele que sai perdendo...Bjs e saudades lindaaaaaaaaa!! JANET

    ResponderExcluir