quarta-feira, 6 de outubro de 2010

GENTILEZA SIMPLES. CADÊ?

Quando se fala de falta de gentileza, muita gente já pensa em transito, carros, e a difícil tarefa de se locomover em meio aos automóveis vindos de todos lados - sofrimento que não é mais exclusividade dos habitantes das mega cidades.
Mas hoje eu reparei e cheguei a rir sozinha de um fato que sempre me aconteceu, mas que desta vez, resolvi me sujeitar sem ir contra, só pra ver até onde ia.
Acabo de chegar a Porto Alegre. Depois de ficarmos dentro do avião em solo em São Paulo por meia hora esperando a decolagem, um vôo de 2 horas de duração nos trouxe ao nosso destino final.
Aeronave desligada, desembarque autorizado. E eis que me vejo tendo que esperar o avião todo descer para conseguir deixar meu assento e ingressar no corredor que leva à porta dianteira.
Pessoas de todos os tipos passavam com suas mochilas, pacotes, chapéus, bolsas, óculos escuros, celulares sendo ligados. Todos com um único objetivo: alcançar a porta e sair. Nada diferente disso. De jeito nenhum.
Como eu, aqueles que se demoraram um pouco mais a tirar o cinto de segurança esperavam um espaço maior entre dois passantes, para poderem se jogar ao corredor. Percebi que se não me jogasse à frente de alguém, ninguém me daria passagem.
Indignada pensei em olhar para as pessoas que vinham passando usando minha melhor expressão de “deixa eu ir?” para ver se conseguia uma gentileza “roubada”. Tudo que ganhei foi a sensação de ser uma idiota, sorrindo para pessoas que sequer me percebiam ali, e pior, para as que percebiam mas nem ligavam!
Vinha vindo um senhor simpático, me preparei: esse vai ser gentil. Nada.
Despontou um jovem quarentão com pinta de galanteador. Ajeitei o cabelo e me preparei: se não for por gentileza, que seja por galanteio. Nada outra vez.
E olha que eu estava bem arrumada!
Mas a sorte fez a mala de mão de um rapaz entalar na passagem e segurar o “transito”. Vi ali a única chance de me lançar rapidamente ao corredor, puxando minha bolsa e minha mala de mão. Fui em direção à porta, e aproveitei para dar passagem a todos que encontrei encurralados no caminho!

Um comentário:

  1. é, infelizmente o mundo ainda é assim, as pessoas são assim, estão interessadas apenas em fazer o que é bom pra elas o mais rápido possivel sem dar a minima para os outros...
    esperar algo de alguém hoje em dia como uma simples passagem vai ser um pouco difícil...
    maas, temos que tentar melhorar sempre!!

    ResponderExcluir