quarta-feira, 13 de outubro de 2010

EGO DESCONTROL!

De novo me sinto inspirada a seguir falando dos assuntos que cercam os já abordados por mim aqui.
Recebi hoje um e-mail da minha amiga Nat Albuquerque que no começo era um comentário aqui no Blog mas que foi ficando tão comprido que ela preferiu mandar por e-mail.  A Nat questionou o quanto as pessoas usam as redes sociais para chamar atenção: "Ou a pessoa usa lá para mostrar para todo mundo o quão feliz está (se é que de fato está, afinal se assim estivesse, não sentiria necessidade de falar para todo mundo...), ou usa para reclamar do que está acontecendo (que tb não deve estar tão ruim assim, senão ela não estaria na frente do computador escrevendo, e sim, de fato, fazendo algo)... É muito louco! É uma briga de egos! Ou eu sou melhor ou eu sou o pior! Você não pode ser normal, você não pode ser simples..."
Seja no Facebook, seja nas conversas diárias. Já parou pra pensar quanta coisa que a gente fala que seria totalmente dispensável? Quantas vezes você não se pega revirando seus arquivos de memórias para achar um caso para contar que supere o caso que a outra pessoa está contando? Já nem ouve o outro. Está preocupado consigo e seu status na conversa. É ou não é?
Ouvir mais, falar menos. Para falar, pensar. Filtrar.
Respira. Não precisa "arrasar" sempre nas conversas. É gostoso ser o coadjuvante ou até um figurante em um bate papo.
É que o nosso ego se descontrola demais. Ele não aguenta. E nós, neste mundo louco de hoje, não temos a menor condição de controlá-lo. Porque status parece ser tudo. Você quer aparecer. Nem que seja sendo o mais sofredor e lamentador. Pelo menos você é o que se destaca. Ego doido. Que medo.
E nas frases do dia do Osho hoje ainda me aparece isto:
"O ego está sempre abalado, sempre à procura de alimento, de alguém que o aprecie. E é por isso que você está continuamente pedindo atenção."
E cada um tem seu jeito de chamar atenção né? Qual é o seu?
Eu tenho estado bem atenta ao meu. Rola um descontrol, claro. Mas já consigo identifica-lo. Perceber-se é um grande passo.
Se olhe de fora, se escute. Atenção. O ego descontrol toma conta de você às vezes. Vê? De você, de mim, de todos.
Eu penso assim: quanto mais eu considero o outro, menos coloco foco em mim. Menos EGOísmo. Mais generosidade.
Deixar o outro brilhar é uma maneira de domar o descontrol.
Cada um tem seu momento certo de brilhar. A gente tem que saber identificar qual é o nosso, qual é o do outro.
É uma tarefa árdua, individual e muito particular controlar o seu ego egoísta egocêntrico descontrol. Mas vale a pena. Boa sorte!

3 comentários:

  1. SEJAMOS LIVRES! O EGO É UMA PRISÃO! =)
    "Nenhum homem é livre se a sua mente não é
    como uma porta de vai-e-vem, abrindo-se
    para fora a fim de liberar suas próprias idéias
    e para dentro a fim de receber os
    bons pensamentos de outrem." (VALIDIVAR)
    VOU REFLETIR SOBRE O MEU EGO TB! VALEU TATI

    ResponderExcluir
  2. "Deixar o outro brilhar"
    Isso é algo que você já faz, pode ter certeza, e com excelência!!

    ResponderExcluir
  3. aprendizadosssss, paradoxos, perceber,aceitar transforamr!!!!!!

    ResponderExcluir