terça-feira, 12 de outubro de 2010

COMPETIÇÃO DE DESGRAÇA

Eu queria falar mais sobre o assunto do último post que fiz. Tenho muita coisa escrita à mão sobre gente que se lamenta demais. Eu ia deixar pra falar nisso depois e não pegar tanto no pé dos "sofredores eternos". Mas fui ler uma frase do Osho lá no meu Facebook e olha só o que me aparece:
" É muito raro uma pessoa querer ser feliz - diga ela o que disser. É muito raro que uma pessoa esteja pronta para ser feliz - as pessoas fazem grandes investimentos na sua desgraça. Adoram ser infelizes...na realidade, sentem-se felizes por serem infelizes."
Isso mesmo, lembrei de um texto que escrevi uma vez falando das conversas em que as pessoas competem pra ver quem tem mais desgraça na vida:
- Menina, to com uma dor no joelho...
- Ah, e eu que to com a coluna toda ferrada...
- Jura? é que vc não sabe como é que tá meu pé.
- Nossa, seu pé? pior que o meu não deve estar!
- Pois deve estar porque está até afetando minha postura, vou ter até que fazer fisioterapia.
- Nem me fale...eu to fazendo fisioterapia e o médico disse que talvez tenha até que operar.
- Vixe, eu operei ano passado...e o pior é que o plano de saúde não cobriu e estou com uma dívida enorme até hoje. Fora os remédios, caríssimos.
- Bom, eu to devendo pra todo mundo, cheia de dívidas também. desde que bati o carro não paro de ter que leva-lo pra mecanica. Cada hora é uma coisa. Outro dia estava indo ao médico, morrendo de dor, e o carro me quebrou bem no meio da rua. Foi um horror , menina.
- E você chamou o seguro? Deu sorte? Porque eu só dou azar com esse negócio de seguro. Outro dia fui chamar e me disseram que eu não estava com as parcelas em dia...ta difícil paragar tudo ultimamente.
- É mesmo, já pedi dinheiro emprestado para minha mãe.
- E eu que já pedi até pra minha filha? fiz a menina quebrar o porquinho cofre e tudo...Mas deixa eu ir que eu trabalho até tarde hoje.
- Eu também! E ainda levarei serviço pra casa!

É uma batalha? Uma competição? Quem vai ganhar o prêmio "COITADINHA DO ANO"?
Duas perguntas:
1) O que que essas pessoas querem com isso?
2) Será que eu faço isso? Você aí faz?

Este é o tipo de conversa que dá pra jogar todinha no lixo. Não leva a nada. Será que uma pessoa quer consolar a outra? Não, acho que tem mais a ver com ego..por incrível que pareça. Sim, ego. A pessoa quer se sobressair até nas desgraças. Porque tá na moda reclamar da vida. É fashion competir na desgraceira.

Eu to fora. Nessa o outro vai ganhar de WO, porque eu pretendo abandonar o campo.

2 comentários:

  1. Realmente... as pessoas vivem competindoo pra ver quem tah mais ferrado...quem tá mais machucado...quem tá devendo mais...e nunca se preocupam em ser feliz de verdade...

    ResponderExcluir
  2. TATI VC É SIMPLESMENTE DEMAIS....TE ADMIRO DESDE O PRIMEIRO DIA Q TE CONHECI...OBRIGADA POR CADA PALAVRA LIDA AQUI...E POR TUDO QUE APRENDI COM VC...EU AINDA VOLTO P/ CASA...SE DEUS QUISER...RS

    ResponderExcluir