domingo, 23 de março de 2014

Morar em prédio

A coisa que eu mais odeio de morar em prédio é ter que cruzar com pessoas na garagem e corredores e elas não me cumprimentarem. Ou cumprimentam sem olhar pra mim, com uma voz caída, como quem está fazendo um esforço danado pra ser educado.

Não foi assim que eu aprendi. Eu aprendi a olhar e sorrir para a pessoa enquanto digo:  "bom dia!" 
Repare na exclamação. Sim, porque é muito diferente se o "bom dia" vai sem entusiasmo.

E como costumo fazer, desenvolvo minhas perguntas, na tentativa de entender: 
Será timidez? 
Será que a vida na cidade grande faz mesmo isso com as pessoas? (Se sim, porque não me atingiu?)
Será que estas pessoas são ou estão amargas, tristes, sem vontade de se sociabilizarem?
Será que foi uma falha na educação que receberam?
Ah, deve ser egoísmo. Será que estão tão preocupados com seus umbigos que esquecem de buscar relações saudáveis com os vizinhos?

Eu, particularmente estou passando por um período de grande preocupação e nem por isso deixo de sorrir e ser cordial. 

Tenho a impressão de que se todos trocassem sorrisos, olhares carinhosos e reais desejos de "bom dia" a vida de cada um seria tão melhor...
Mas ao invés de se ajudarem, as pessoas se atrapalham, descontam umas nas outras. Vai virando um acúmulo de mau humor horroroso!

Eu me sinto meio ridícula, meio idiota quando me dirijo de maneira entusiasmada às pessoas e elas nem sorriem para mim. Se elas não retribuem parece que eu que sou a bobona. Me chateia isso.

Dá pra criar um empreendimento chamado Edifício Simpatia e fazer entrevista e seleção de quem vai morar lá? Vou espalhar a idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário